sábado, 16 de abril de 2011

Mobiliza UESC

Todo movimento social emerge de uma demanda de insatisfação, quando o Estado, instituições ou entidades representativas não cumprem seu papel. Esta é a natureza do MOBILIZA UESC; Movimento Estudantil independente e organizado que eclode no ápice da centralização de poder acompanhada de práticas de atropelamento e tratoramento da gestão majoritária do DCE.
A apatia do Movimento Estudantil da UESC é provocada; ela é alimentada por aqueles que têm claro interesse na manutenção de um poder. Afinal de contas, é muito mais fácil manter-se no poder quando não existem oposições organizadas e atuantes. Por isso, entendemos que, a tentativa de neutralização dos movimentos estudantis independentes da UESC através de cartas de repúdio e armações sórdidas, não só corrobora esse posicionamento centralizador, bem como ataca a liberdade política dos estudantes.
O MOBILIZA UESC, como o próprio nome diz, vem com a proposta de mobilizar os estudantes uesquianos em torno dos debates e discussões que envolvem a comunidade acadêmica, ampliando verdadeiramente os espaços, por entender que quem constrói o movimento estudantil são TODOS os estudantes, e não uma gestão representativa ou um grupo político.










3 comentários:

  1. Bom dia a todos. Antes de qualquer coisa sempre gosto de deixar claro que maturidade consiste em analisar friamente a situação e, com as peças disponiveis em mãos, saber o que fazer com o jogo. Por isso peço que ponderem inflamações ao lerem mais uma opinião de mais um aluno da uesc como eu.
    Começo de Abril a comunidade academica começa a dar forma às insatisfações relacionadas ao tal decreto do governo do estado. Conversas, burburinhos e bla-bla-blás rolaram e então nos víamos numa assembléia geral da ADUSC e em menos de 3 horas estavamos em greve.
    Gostei sim, a coisa tava tendo estrutura, tava sendo bem pensada, estava (sem querer parecer legistativo) LEGITIMA.
    Logo após essas decisões os alunos decidiram por reunir seus orgaos representantes para decidir isso ou aquilo. FANTÁSTICO! Estavamos mostrando que somos ORGANIZADOS e que podemos ter força de representação social.
    Logo em seguida, funcionários da uesc tambem indignados com as decisões do governo decidiram pela greve geral.
    Gente, isso tudo até aqui foi PERFEITO.
    Mas estávamos dopados... sem os sentidos a 100%... COISAS FORA DE PAUTA começaram a acontecer e nao soubemos TER A MATURIDADE necessaria para resolvê-las, como num jogo de xadrez quando o rei alheio se vê ameaçado.
    O incidente no portão com o professor a funcionaria e 2 alunos ( gente isso dá um livro, tipo nárnia, o leão, a feticeira e o guarda-roupa, rsrs). sem contar na falta desses portões.
    Depois tivemos os incidentes com com nós mesmos, alunos. Discussões desnecessárias que gastam energia e força com questões ora pessoais, ora mesquinhas, ora egoistas. Sinceramente: toda organização e perfeição citados acima foram por água a baixo há muito e acreditem, não espero muito mais dessa "greve" que merece aspas pelo que se tornou. Está manchada! Foi maculada! Não serve mais. Provamos nossa incapacidade de se organizar, mesmo que boicotados pelo próprio sistema.
    E tudo que vem a partir de agora sempre será "mais do mesmo" como ja cantou a legião urbana.
    Gostaria que questões como essas fossem levantadas e discutidas sim. Gostaria que assim como esse ou aquele tem medo de levantar a mão a favor da greve, que esse ou aquele que concirde com meu pensamente, que nao tenha medo e levante a mão e levante essa discussão.
    Somos filhotes de serpente tentando sobrevivencia em meio aos basiliscos. O poder publico sempre consegue um jeito de nós mostrarmos por nós mesmo que não conseguimos, que nao somos organizados. Isso se dever parte a eles e parte à nossa ignorancia e falta de capacidades. Nossa sim! não me excluo, nao sou hipocrita. Apenas peço MATURIDADE. Essa que está dificil. Esta que faz vc ler esse texto e mesmo nao concordando, nao ficar coim raiva, porque terá os que terão, certamente.
    Esse era meu recado. Obrigado

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber sobre as novidades do movimento, meu chefe agora nao me libera mais cedo, pois sabe que a uesc ta em greve.. pergunto no facebook e ninguem responde, quem puder me dizer algo, meu email é: pneresavila@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. ao contrario que Moreirah falou, nao vi organizaçao em nenhum momento.. foi a questao mais debatida nos encontros, pelo menos por mim, entao nao sei se agora a mobilizaçao nao esta evoluindo, mas nao houve organizaçao... ainda queremos organizaçao, pelo menos eu espero isso!!!

    ResponderExcluir