quarta-feira, 13 de abril de 2011

"...O 'movimento' não tem porta..."

 Jamais escutei tão passiva alguém cometer um desvio na letra de uma música (Schimidel comprova). Bem, ao discutirmos o caráter identitário, a forma e o nome que caracterizam o MOBILIZA UESC, numa dessas conversas de exercício e amadurecimento retórico que eu e Ygor, o Schimidel, travamos, pensávamos nos enquadramentos "coletivo" e "movimento". O professor Blume, componente do Comando de Greve e Mobilização, acompanhou algumas falas e interferiu cantando o que seria um trecho da música intitulada "Tropicália", de Caetano Veloso: "...o movimento não tem porta...". Na realidade, seria "o monumento não tem porta" ou "eu organizo o movimento". Equívoco pontual. Para a física, 'movimento' é variação de posição no decorrer do tempo, para nós, mobilidade, fluxo, "estamos".  Neste mesmo momento, conversa encerrada. Que seja perdoado nosso companheiro.

Dia de repasses e encaminhamentos. Ontem, 12/04, uma reunião ampliada aconteceu às 17h no CEU da UESC. Contou com oitenta assinaturas na lista de presença, além de um pico de setenta e três pessoas que participaram deste fato através de videoconferência na twitcam - ferramenta que tem sido utilizada interativamente pela mobilização, um espaço de integração onde há convergência de meios e difusão de ambientes e informações. Enquanto isso, em Salvador acontecia uma reunião dos movimentos dos servidores, discentes e docentes das universidades públicas estaduais com o Secretário de Educação.  É, nada de revogação do decreto. Apenas uma tentativa do Governo do Estado de desmobilizar a greve propondo atender alguns pontos de pauta específicos da categoria docente. Eu quero é novidade.
Ontem à noite um portão foi improvisado pelos professores e está sendo pintado pelos estudantes, neste momento, num ato público na frente da UESC, das três categorias que estão mobilizadas - servidores, docentes e discentes.

Enquanto movimento estudantil, temos amadurecido a construção de espaços que possibilitam a difusão de informação, embates político-ideológicos, explanação de idéias propositivas e encaminhamentos.
"...Onde queres um lar, revolução
E onde queres bandido, sou herói...".
(O quereres - Caetano Veloso)

É só chegar.
Vamos pra luta!

Júlia Guedes
MOBILIZA UESC

Nenhum comentário:

Postar um comentário