quarta-feira, 20 de abril de 2011

O DCE somos nós.


Livia Correia - Secretária Geral do DCE-UESC


Faço parte do DCE/ Uesc, sou estudante!

Recorrendo ao Estatuto:
Art. 8° – São membros do DCE/UESC:
    a)Todos os estudantes de graduação regularmente matriculados na UESC

O caso, é que alguns estudantes foram eleitos nos dias 23 e 24 de novembro de 2010, para serem os representantes estudantis dessa universidade. Mas até onde deve ir essa representação?
Como foi escrito por ai, o Diretório Central do Estudantes Livre Carlos Mariguella, não apoia, não faz parte e desconhece o movimento intitulado Mobiliza UESC*, quanta petulância dizer que não apoia seus membros, afinal O DCE somos nós, não somos?
Não tinham que congregar e representar os estudantes da UESC, promovendo sua união em torno da resolução de seus problemas ou ainda promover e incentivar qualquer forma de organização capaz de beneficiar os estudantes, tendo como princípio atingir a sua organização livre e independente**?
Ao que parece morrem de medo do confronto de ideias e do debate aberto, pois temem ser desmascarados. Temem mais ainda o fato dos estudantes estarem lutando organizados e avessos a essa direção oportunista. Estão carregados de apatia e hipocrisia, tentando desmoralizar os coletivos. Colocam-se como os detentores da verdade e defensores dos reais interesses dos universitários, sem sequer consultar a base.
E digo mais, se hoje a Universidade transpira política, devemos isso aos estudantes que tomaram para si o papel de protagonistas; enquanto que, imerso em vícios do movimento estudantil, a diretoria que assina a tal carta de repúdio, simplesmente não representa os estudantes, e sequer se preocupa em tornar o DCE representativo.

É bom ficar claro, que os estudantes podem e devem se mostrar como uma comunidade crítica, que se posiciona e discute, já que a Universidade Pública deve ser um espaço de reflexão e formulação de políticas e ações de resistência. Devemos entender que educação publica não é despesa, mas um investimento. Ou seja, lutar pela educação pública, gratuita, de qualidade e democrática é lutar pelo bem de todos.

E é nossa obrigação lutar pela transformação da realidade.

O DCE tem que apoiar a luta dos estudantes, para isso é preciso vencer o aparelhismo e o imobilismo que toma conta da gestão 2010-2012. Afinal, que tipo de superpoderes se ganha quando se é eleito para a diretoria do DCE***?




Livia Correia****

__________________________________________________________________________________
*Trecho da Carta de repúdio do DCE/Uesc.
**Trechos do Estatuto, ao que parece nem sempre cumprido.
***Preciso de respostas.
****Atual Secretária Geral do Diretório Central dos Estudantes da Uesc, que só ficou sabendo da existência da tal Carta de Repúdio do DCE/Uesc quando esta foi publicada na internet. Sendo assim, não assina ou concorda com os absurdos escritos, visto que acredita no direito de auto representação e livre organização.

Um comentário:

  1. "afinal O DCE somos nós, não somos?"

    NÃO, o DCE não somos nós. Como disse um amigo, não é possível pegar um leão com uma ratoeira. Um Diretório Central é uma estrutura restrita, ao contrário das Assembleias, estas sim, somos nós. Isso independe da nossa vontade. Um carro será sempre um carro, pois foi construído para isso, nunca será um avião. Digo isto porque já fiz parte de um DCE, e por mais que tentássemos, a entidade se restringia a sua direção e mais meia dúzia de pessoas próximas a ela. Tínhamos boa fé, ou seja, não éramos pelegos, mas falhamos ao tentar fazer o impossível. Acreditem se quiser.

    Não se trata, simplesmente, de um problema das pessoas que ocupam a atual gestão. O problema é a própria estrutura. O DCE, assim como o sindicato, é o "escritório do diabo", que atrai em sua grande maioria pessoas de má fé, os que vão parar nele por engano, ou vendem suas almas, ao são mandadas aos porões do submundo. Analogias a parte, só restam dois caminhos para as gestões "não pelegas": a corrupção ou o isolamento.

    A única forma da base ser sua própria direção é no espaço das assembleias, nunca no DCE!

    ResponderExcluir