segunda-feira, 11 de abril de 2011

Nota de esclarecimento

As atividades de mobilização estudantil da UESC, na última semana, foram marcados por forte apoio mas também por alguns desencontros, os quais viemos tentar esclarecer através desta nota.

Nenhumas das reuniões puxadas até agora fazem parte das ações do DCE, mesmo contando com a presença de membros da diretoria. É notada a  ausência de  parte majoritária da entidade, o que inviabiliza uma discussão da gestão para encaminhar posicionamento da mesma! Não por acaso, essa prática pelega sempre foi característica dos militantes da União da Juventudo Socialista - UJS, na UESC. Acostumados a trancar portões e fazer assembléias nas quais os seus membros ditam as regras e os demais estudantes não tem oportunidade de discutir de fato as pautas, sendo estes atropelados quando suas propostas vão contra os encaminhamentos do PCdoB (partido do qual a UJS faz parte) . Eles andam de mãos dadas com o governador Jaques Wagner, priorizando a promoção da autoimagem e com a troca mais que injusta de favorecer os bancários e escantear setores importantes da sociedade, como saúde e educação. Também por isso a necessidade de se cobrar um posicionamento oficial do DCE, e de efetivar um abaixo assinado para convocação de uma Assembléia oficial dos estudantes da UESC.

Outro ponto a ser esclarecido é sobre o objetivo de nossas reuniões desde o princípio. Sabemos que não é de agora que o governo do Estado tem priorizado beneficiar os setores privados, e que o decreto é só mais uma das máscaras caídas de Wagner. Contra isto outros setores da sociedade já vêm se organizando, como os médicos do hospital (?) em Ilhéus, assim como os professores das quatro estaduais, seus estudantes e funcionários. Na UESB de Vitória da Conquista, por exemplo, a GREVE foi puxada pelos estudantes. Por isso, era mais que urgente que os estudantes da UESC se mobilizassem também rumo a um posicionamento quanto a possível greve das quatro estaduais. Assim, o que iniciamos foi um debate aberto sobre uma possível greve estudantil na UESC, concomitante a greve dos professores e funcionários. Em nenhum momento foi dito por nós que a haveria uma greve estudantil posterior a greve já instaurada pelos professores, e agora funcionários! Tão importante quanto, é compreender que não se trata somente da substituição dos termos. Deflagrar uma greve por parte dos três setores, significa unificar e fortalecer a LUTA! E principalmente, entender que estado de GREVE é sinônimo de estado de LUTA! Estamos organizados e mobilizados, rumo a revogação do decreto como um todo, e principalmente a transformação no cenário da educação em nosso estado!

Por fim, o Coletivo MobilizaUESC continua em atividade, organizando-se na própria universidade, passando o abaixo-assinado (tanto material, quanto virtual), rediscutindo o decreto, organizando ATOs e pensando maneiras de agregar ainda mais estudantes, viabilizar a Assembléia de terça, ás 17horas, e aguardando a participação de todos, sempre abertos ao diálogo.

‎" é ou não é piada de salão? Tem dinheiro pra banqueiro, mas não tem pra educação."


Um comentário:

  1. Hoje ta tendo protesto?? Aguardo maiores informaçoes..nimguem publicou no twitter!

    ResponderExcluir