quinta-feira, 14 de abril de 2011

Questionamentos de uma Estudante da Uesc após saber da tal Convocação do COEB

Colegas,

Há diferença entre política e poder?
 É legítimo um ato contra uma violência sofrida?

O princípio do conhecimento é o questionamento, a indagação e análise dos fatos. Diante disso, levanto mais uma questão: qual deve ser o posicionamento do povo, diante de uma democracia falida, em que o que existe é o jogo do poder e da politicagem? Vemos o reflexo dessas práticas bem perto de nós estudantes, aqui mesmo dentro da UESC.

Exposição dos fatos:

*  Na ausência do presidente e vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz, e assim, por uso de suas atribuições legais enquanto representação discente, a secretária geral Lívia Correia convocou no dia 08 de abril, uma reunião extraordinária da diretoria para o dia 11 de abril, na qual ficou definida a convocação de uma assembleia geral dos estudantes para o dia 14 de abril, às 16 horas no térreo do pavilhão Adonias Filho.   
*  O grupo majoritário da gestão do DCE, antes omisso às discussões sobre as mobilizações dos docente, funcionários e estudantes, resolvem do dia para a noite, mandar por e-mail, uma convocação datada de 11 de abril, para a realização de um COEB – Conselho das Entidades de Base, no dia 14 de abril,  que tratará, segundo consta, do indicativo de greve dos estudantes.
*  De acordo com o estatuto do DCE, uma reunião extraordinária do COEB deverá ser convocada  com prazo mínimo de três dias de antecedência.  
*  De acordo com o estatuto, apenas tem voz e voto, num COEB, um representante da diretoria de cada Centro e Diretório Acadêmico, ou estudantes do respectivo curso eleito em assembleia de curso, sendo que a ata da assembleia deve ser protocolada junto à diretoria do DCE, com antecedencia mínima de duas horas antes do início do COEB.

Apontamentos:

*  O e-mail recebido pelo presidente do DA de Biologia, Caio Carvalho, com a convocatória do COEB, está datado de 13 de abril (até agora é o único que tive acesso)
*  Não há nenhuma convocação de COEB fixada, em lugar algum da UESC até a presente data (14 de abril de 2011, às 03:01 horas da manhã)
*  A diretoria esteve ausente de suas funções desde a última quinta-feira (07 de abril) até 13 de abril
* Não houve assembleia de curso para discussão sobre posicionamento para o COEB. É legíimo que só uma pessoa responda por com corpo de estudantes, sendo que nem houve consulta nas bases?

Conclusão:

Seria bom que o maior número possível de estudantes esteja presente amanhã, a partir das 16 horas na UESC, porque acredito eu, Ingrid,que algumas coisas precisam ser esclarecidas.

Saudações,


Ingrid

2 comentários:

  1. teremos q tomar o poder desses pelegos q só quere se aproveitar das coisas q os estudantes de verdade fazem...se isso continuar as coisas terão q nudar na marra...."os q se dizem representantes dos estudantes...só representam os proprios intereces politicos(de um pequeno grupo)"...isso tem q acabar...vamos jantas as forças e fazer uma frente de cabeças pensantes..."ante pelegos".
    cara estamos em uma universidade publica....e não podemos deixar essas pessoas tomarem a fente das coisas...eles são a favor dos proprios intereces....o movimento dos estudantes independentes(ante pelego)estara nas discusões...vamo a luta de verdade....Wagner- biologia- uesc

    ResponderExcluir
  2. veja quem quiser ver: http://dceuesc.blogspot.com/

    um blog com o nome do DCE tendo como "proprietario" o último presidente, que apoia o atual. Tudo farinha do mesmo saco que vêm se infiltrando desde as manifestações do RU, se não foi antes.

    eu leio como um grupo político, que não por coincidência, estão articulados com o PC do B, que não por coincidência formam a base do governo do PT e de Wagner, que vem tentando se apropriar de todos os espaços, nomes, pra subir a escadaria dos bons cargos políticos governamentais.

    desde um blog "de nada" às convocatórias, à história dos movimentos sociais. Eles querem é se apropriar.

    E a coisa é maior, as manobras são mais asquerosas, e como você disse Ingrid, dá pra a gente mirar o tamanho das maipulações daqui da nossa universidade.

    ResponderExcluir