domingo, 10 de abril de 2011

Mobilização Estudantil na UESC

Nas ultimas quarta, quinta e sexta-feira, nós, estudantes de diversos cursos da Universidade Estadual de Santa Cruz estivemos reunidos em número expressivo no CEU (terreo do Pavilhão Adonias Filho) afim de discutir a situação da universidade e o descaso  e repressão do governo do Estado, expresso pelo decreto 12.583/11, de 09 de fevereiro deste ano, e a Portaria 001 que o regulamenta.

Reunião ampliada após assembléia da ADUSC (quarta 07/04)


O decreto que corta gastos com serviços básicos da universidade como: água, energia, xerox, cursos, seminários, capacitação e treinamento dos servidores públicos, telefone, assinatura de revistas e jornais, ônibus e demais veículos da universidade, também impede a contratação de técnicos e professores substitutos (impedindo a saída dos professores para qualificação) e a mudança de regime de trabalho de professores para Dedicação Exclusiva (diminuindo a disponibilidade de professores para a pesquisa e extensão).

Na quarta-feira (6), após os docentes da UESC terem deflagrado GREVE imediata em assembléia da categoria, já nos reunimos em discussão ampliada sobre o decreto e a falta de uma política de assistência estudantil interna, que garanta de fato a permanência do estudante na universidade e que assegure o desenvolvimento pleno de suas atividades.

No dia seguinte (7), estudantes e professores fizemos manifestações durante todo o dia, passando em salas de aula e realizando, no fim da tarde, uma reunião ampliada com participação ainda maior, na qual declaramos estado de MOBILIZAÇÃO PERMANENTE, encaminhamos a solicitação de posicionacmento das entidaddes representativas estudantis, o apoio a greve dos professores, e organizamos um ATO em parceria com os professores, no dia seguinte, na porta da universidade.

Apesar da forte chuva que gerou atraso, a manhã de sexta feira começou com o fechamento dos "não portões" (arrancados na madrugada de quarta-feira pelo Magnifico Reitor), impossibilitando a entrada de automóveis. Já a tarde, foi a vez da assembléia dos funcionários que também deflagrou GREVE, e da reunião na qual se discutiu a possibilidade de puxarmos uma Assembléia Estudantil  além de nos organizarmos nas tarefas deliberadas nas reuniões anteriores.

Desde então estamoas nos reunindo durante todos os dias na UESC, mobilizados contra o ataque desmedido do governo Wagner contra a educação.

Vem pra Luta você também!! Contra o Decreto estadual 12.583/11. Hora de se unir e encaixar nossas pautas na luta junto com os professores e funcionários. MOBILIZA UESC!

Nenhum comentário:

Postar um comentário