CARTA ABERTA À POPULAÇÃO


Bahia, abril de 2011.


   Os trabalhadores de saúde do Estado da Bahia decidiram entrar em greve a partir do dia 3 de maio (terça-feira). A decisão foi tomada em assembléia no dia 14 de abril, levando em consideração as várias tentativas feitas junto ao governo do Estado no sentido de resolver os problemas que tem comprometido o atendimento à população, acarretando transtornos nas atividades dos hospitais e postos de saúde.
   A situação no sistema de saúde pública chegou a um patamar insustentável. Lá se vão quatro anos, e a promessa de melhoria da assistência à saúde, que ajudou a eleger o governo Wagner, não se concretizou. O governador reeleito deve uma resposta à altura do que a população precisa e merece.
   Os hospitais permanecem lotados, com pacientes pelos corredores, onde não há equipamentos adequados nem direito à privacidade. Os profissionais atuam em situação de sobrecarga de trabalho, sob grande desgaste físico e emocional, o que tem levado à redução do número de médicos trabalhando nessas unidades, comprometendo ainda mais a assistência à população.
   Hoje grande número de profissionais está submetido a contratos de trabalho precários, sem carteira assinada, sem garantia de emprego, sem direito a férias, aposentadoria, nem previdência social. Os salários estão reduzidos para todos os profissionais, os médicos, por exemplo, trabalham com um salário-base de R$ 683,00 (seiscentos e oitenta e três reais) para uma jornada de 20 horas semanais. É isso mesmo! O governo do Estado está pagando praticamente um salário mínimo aos profissionais, o que os obriga a se desdobrarem em vários empregos para obterem a sobrevivência.
   A política de gratificação criada para amenizar os baixos salários, não vem sendo cumprida conforme acordo e Projeto de Lei aprovado pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo governo, desde 2009.
   Por tudo isso, decidimos parar para acertar e contamos com o apoio da população na busca de uma solução para os problemas que afligem a todos. O compromisso dos trabalhadores de saúde, acima de tudo, continua sendo com o povo baiano.

Por melhores condições de assistência à população!


SINDIMED – Sindicato dos Médicos da Bahia
SINDSAÚDE – Sindicato dos Trabalhadores em Saúde da Bahia
CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Bahia


www.sindimed-ba.org.br www.sindsaudeba.org.br/