terça-feira, 19 de junho de 2012

Processo Eleitoral DCE - E ai?! Cê vai deixar? Eu Não Posso!


Ontem à noite, ao fim do primeiro dia de votação da eleição mais suja e antidemocrática que já pude presenciar, terminei meu dia assistindo (e sendo vítima) de mais espetáculos bizarros das chapas envolvidas. Não digo que fui xingada, em respeito às putas. Mas confesso que nessas horas minha condição de mulher se vê acorrentada a esse mar de violência direcionada a nós.
Sim, cito as duas chapas, pois a situação e a “oposição” tem ambas, a responsabilidade sobre o desastre que está sendo esse processo.  A eleição pra DCE UESC 2012 / 2013 começou suja, permanece na lama e não tem nenhuma chance de se salvar.
Primeiro - uma comissão eleitoral de 5 nomes indicada pela última gestão DCE– três indicados pelos militontos da UJS / PC do B que concorrem pela Chapa 2 e dois nomes indicados pela antiga minoritária. Preciso mesmo dizer que essa comissão eleitoral NÃO TEM NADA DE IMPARCIAL? Em diversas universidades e até nos nossos cursos, comissões eleitorais são tiradas em assembleias de base (ca’s e da’s), justamente para assegurar que quem vai organizar, reger e julgar o processo não tenha NENHUM INTERESSE  EM QUALQUER DAS PARTES EM DISPUTA.
Segundo – fomos impedidos de sequer opinar, dialogar sobre como o processo eleitoral iria acontecer. Vocês lembram o que aconteceu no COEB que tentamos inserir na pauta o ponto “Eleições”? A gestão do DCE não encaminhou a proposta, tratou a discussão, se levantou, deu de costas e deixou mais de 15 centros acadêmicos olhando para as paredes duma sala. (e pasmem, neste mesmo dia iniciavam as inscrições de chapa e nem esse informe foi dado no COEB). Depois emitiu nota deslegitimando o COEB para este fim, que os próprios centros acadêmicos convocaram.
Terceiro – processo eleitoral em curso e ninguém sabia ou via a comissão eleitoral pela universidade. Onde eles estavam pra receber as inscrições? Para tirar qualquer dúvida? Para mobilizar a categoria na formação de suas chapas? Aliás, resolveram pôr fim as inscrições bem no meio de um feriadão... Onde estão as atas das reuniões com as decisões da comissão sobre os casos omissos no edital? Tipo:
·         Data e hora para homologação das chapas
·         Transporte de urnas
·         Boca de urna, mesários e campanhas....
Só existiram duas reuniões oficiais da comissão eleitoral! Dia 30 de maio e dia 11 de junho. Vocês sabiam que o encontro de homologação no dia 09/06, foi marcado “de boca”? Estranho é imaginar como a chapa 1 sabia e a chapa 2 também sabia...
Quarto – o golpe. A comissão eleitoral mais tendenciosa dos últimos tempos, simplesmente se recusa a homologar uma das chapas inscritas (A chapa 3 – MobilizaÊ) e nem mesmo justifica oficialmente isso; o recurso enviado pela chapa foi ignorado. Veja como é estranho: as inscrições estavam marcadas para serem feitas ou no DCE ou com um membro da comissão até as 12 horas do dia 09/06, sendo assim a homologação começaria as 12:01, correto? O que é homologar? É a conferência dos documentos das chapas feita pela comissão eleitoral.
 O membro da comissão que portava a inscrição da MobilizaÊ , chegou as 12:06, quando a comissão presente ainda terminava de conferir os documentos das duas outras chapas, mesmo assim a comissão recusou-se a receber a inscrição da Chapa 3 com a justificativa do “atraso” de um membro da própria comissão!  Analogamente: Eu vou me inscrever num edital de bolsa de pesquisa e me inscrevo dois dias antes do prazo expirar. Se a funcionária da FAPESB se atrasar 6 minutos no momento de homologação da minha inscrição vocês acham q eu perco o meu direito à bolsa?
Quinto – A campanha. começa com a chapa 2 feliz da vida por  jogar fora do processo sua oposição mais ferrenha. E a chapa 1, que se chama tanto de oposição, se aproveita da situação e vai fazer campanha como se nada tivesse acontecido, alias é até bom sair de única oposição da até pra confundir e vários votos do mobiliza passar pra ela.
Sexto – Dias de votação. Os mesários são todos integrantes ou apoiadores das chapas, todos fazendo campanha; mesas de votação cercadas de propagandas eleitorais; urnas sem perímetro definido (teve gente até pegando na mão de outras pra votar), cabine de votação? Hahaha, não mesmo, o voto aqui não é secreto! Urnas sendo transportadas por integrantes das chapas sem a presença da comissão eleitoral; denuncias de cédulas extraviadas da comissão eleitoral para integrantes da chapa 2. A situação se refastelando na sua sujeira habitual e a oposição exigindo então também poder fazê-la. (quando questionei à direção da oposição sobre os mesários com adesivos da chapa 2, ele respondeu: acabei de exigir que os mesários também possam usar adesivos da chapa 1!!!!) Como assim, produção?
Nesse sentido, questiono que oposição é essa que diz ser contra essas práticas desonestas, exaltando a democracia, mas banca um processo eleitoral desse jeito? Que oposição é essa que alinha o discurso com a situação e entra nas salas de aula pra sustentar a mentira de que o mobiliza realmente se atrasou?  Se a ‘Chapa Pensa Coletivo’, não deveria ser a primeira a bater o pé no chão e exigir processo justo? Queria ver se a UJS saísse de chapa única se essa eleição ia se sustentar.

Essa eleição são os partidos mais parasitas da “ velha e falida esquerda brasileira” gritando em nossos ouvidos: Nós fazemos como queremos, o que quisermos! Não sairemos do DCE da UESC, nem dos sindicatos, nem das associações, nem da Une e nem de todos os outros movimentos que precisemos sugar!
E ai?! Cê vai deixar? Eu Não Posso!
Seja uma das 2000 assinaturas que precisamos, pra convocar uma ASSEMBLÉIA GERAL ESTUDANTIL pra avaliar esse processo eleitoral, definir diretrizes pra assegurar a democracia nos processos eleitorais da categoria estudantil.

Lutar quando a regra é ceder

Ize Duque Magno  
Coletivo Mobiliza


Listas de assinaturas no estande do Mobiliza - CEU

Nenhum comentário:

Postar um comentário