sexta-feira, 15 de junho de 2012

CARTA DE APOIO DO GRUPO OUSAR DCE-UEFS AO COLETIVO MOBILIZA



            A realidade social da Bahia a exemplo da realidade mundial é marcada pela desigualdade extrema e exploração burguesa da classe trabalhadora. Dentro desse cenário a Universidade, que ao longo da historia vem cumprindo a tarefa de manter e renovar esse status quo, deve assumir o papel de transformar a realidade através da produção e intercambio de conhecimento, da formação de indivíduos críticos e participativos. Para tanto é necessário se criar as condições para que estas tarefas sejam executadas. Precisamos de um Projeto de Universidade. Um projeto que aponte para a universalização do acesso, contrapondo a seleção meritocrática do vestibular e que, estando nela, o individuo possa construir-se como sujeito ativo na sociedade.

            Porém, diante de um quadro onde através de políticas reparatórias do governo o acesso de setores populares aumenta, o sonho de uma popularização da universidade é revertido em pesadelo por este mesmo governo, através de uma política fiscal francamente neoliberal. Política que precariza a universidade baiana e nega aos ingressantes cotistas, condições materiais de fazer universidade. E um movimento estudantil realmente combativo deve por tanto, lutar para garantir o uso fruto da Universidade por toda a população, como também disputar seus interesses históricos dentro da instituição.

          No momento da Greve de 2011, estudantes de todas as estaduais envolvidos nas mobilizações se reuniram, criando o Fórum de discentes da UEBAs, justamente nesse sentido, de fortalecer o movimento estudantil dessas universidades, criando possibilidades de luta contra o Governo do Estado, de onde são imprimidas as maiores limitações às UEBAs. E com esse propósito, grupos organizados viram nos DCEs a possibilidade de retomar para a luta essa ferramenta, que aparelhada pelos governistas ou inativada como na UEFS desde 2009 até o fim de 2011, mostra-se como um entrave ao movimento de luta. Na UEFS e UESB de Vitória da Conquista este instrumento aponta novamente para a luta e agora essa disputa é travada também na UESC, onde o Coletivo Mobiliza construtor significativo do Fórum das UEBAs desde a greve até agora tem de nós, Grupo Ousar DCE-UEFS, Gestão Reorganizar a Luta Construindo Sonhos, todo o apoio.



Publicado dia 15 de junho de 2012 no grupo MobilizaÊ-UESC pelo DCE UEFS Ousar Reorganizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário