sexta-feira, 15 de junho de 2012

Carta Aberta à comunidade UESC


     Nós, professores abaixo-assinados, entendemos que o movimento estudantil tem autonomia e deve prezar por sua independência em relação aos movimentos das outras categorias da universidade. Dessa forma, não apoiamos nenhum grupo em particular nas eleições ao DCE/UESC 2012. Porém, enquanto militantes do movimento em defesa da UESC pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, estranhamos que neste processo eleitoral para as eleições do DCE, uma das forças representativas dos estudantes da UESC tenha sido impedida de participar do processo eleitoral.
     Porém, não poderíamos deixar de demonstrar estranhamento à exclusão de um dos grupos representativos do movimento estudantil na UESC, o Coletivo Mobiliza. Este grupo tem participado ativamente desde 2011 dos vários movimentos que a ADUSC e o Fórum das AD’s tem organizado pela defesa das universidades estaduais baianas.
A greve dos docentes de 2011 tem uma gratidão enorme com o movimento Coletivo Mobiliza, pois desde o primeiro momento, este grupo estudantil manifestou seu apoio e solidariedade ao movimento grevista dos docentes de nossa instituição. Este grupo sempre se colocou à frente da entidade oficial dos estudantes da UESC, quando organizou uma assembleia estudantil que deflagrou a greve estudantil em nossa instituição, com total apoio à greve docente. 
      O Coletivo Mobiliza, assim como outros segmentos estudantis das universidades estaduais baianas, sempre esteve junto com os professores em greve, inclusive na ocupação da Assembleia Legislativa, que marcou a unidade de classe entre as categorias docente, servidores técnico-administrativo e estudantil, fato que ajudou a pressionar o governo do estado e possibilitou o acordo que pôs fim à greve docente em 2011. 
Além disso, o Coletivo Mobiliza participa do Fórum das Entidades, que congrega o Fórum das ADs, o Fórum dos Servidores Técnico-Administrativos e o Fórum de Discentes, sempre buscando a unidade entre as categorias na defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, princípio básico que orienta o nosso sindicato – ANDES-SN. 
       Dessa forma, nós, abaixo-assinados, associados da ADUSC conclamamos os setores que compõem o movimento estudantil na UESC para o bom senso de todos os membros da Comissão Eleitoral das Eleições 2012 para o DCE-UESC, analisando e acatando a inscrição de mais uma chapa a este processo democrático, ficando a critério dos eleitores a representatividade e elegibilidade das mesmas.
      Como afirmamos inicialmente, não cabe à outra categoria definir os rumos do movimento. Mas conclamamos os bravos companheiros, que sempre pautaram pela unidade do movimento em defesa das universidades públicas, a revisarem a posição de não homologação da chapa MobilizaÊ!, para que esta eleição não tenha a sua legitimidade contestada e represente a vontade dos estudantes da UESC com a participação de todas as forças que compõem o movimento estudantil na universidade.

Saudações 
Prof. Luiz Henrique dos Santos Blume – DFCH
Prof. Emerson Antonio Rocha Melo de Lucena - DCB

Nenhum comentário:

Postar um comentário