terça-feira, 29 de novembro de 2011

Que Universidade queremos???

Nós, estudantes da UESC, que compomos o COLETIVO Mobiliza, defendemos um modelo de universidade publica, autônoma, que esteja, por principio, a serviço da classe trabalhadora e da democratização e difusão do conhecimento; que sirva como instrumento em defesa da preservação do meio ambiente e das extinções das explorações e opressões reproduzidas e mantidas na sociedade capitalista. Entendemos a EDUCAÇÂO como um direito que deve ser garantido pelo estado a toda população.
Acreditamos que a conquista da Universidade que queremos, será fruto das LUTAS unificadas da comunidade acadêmica. É por pensar assim que defendemos prioritariamente o método da ação direta dos estudantes, professor@s e funicionári@s organizados. Defendemos a participação efetiva das três categorias acadêmicas, bem como a igualdade na correlação de forças entre essas, nos espaços institucionais de decisão (Conselhos, departamentos, colegiados).
Queremos uma administração universitária que se posicione de forma contrária as politicas de contingenciamento orçamentário impostas pelo governo Wagner, que aprofundam a situação de precarização das condições de trabalho e estudo das universidades estaduais Baianas. Uma administração comprometida com a defesa do processo democrático e da AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA.
Exigimos uma administração verdadeiramente comprometida com a luta em defesa das reivindicações d@s estudantes, professor@s e funcionári@s, como por exemplo; a efetivação da Lei 11.375/09, que regulamenta o plano de cargos e salários dos servidores investidos na carreira de técnico universitário, analista universitário e do grupo ocupacional técnico específico, criação de uma rubrica específica e periódica para financiar a implementação, gestão e manutenção de um programa de permanência estudantil que assegure residência universitária, posto medico, creche, restaurante universitário nos três turnos, com alimentação de qualidade e a baixo custo e bolsas auxílio, pauta essa que sempre foi tratada com desdém pelas antigas gestões dessa universidade. Queremos algo diferente, uma  universidade verdadeiramente democrática e popular.
Diante do exposto, o COLETIVO MOBILIZA faz o chamado a tod@S @s estudantes, funcionários e professores que defendem uma UESC autônoma, democrática e com melhores condições de estudo e trabalho para no dia 30/11 participarem do processo eleitoral de forma critica e consciente (não esqueçam de levar documentos oficiais com foto).
Por fim, é importante dizer que independente de quem vença esse pleito, o COLETIVO MOBILIZA continuará na LUTA, mantendo sua independência política e financeira, sua seriedade e disposição em atos de resistência em defesa de uma Educação pública e de qualidade.

Há Braços na LUTA!
Mobilize-se Companheir@!

Nenhum comentário:

Postar um comentário