terça-feira, 29 de novembro de 2011

Que Universidade queremos???

Nós, estudantes da UESC, que compomos o COLETIVO Mobiliza, defendemos um modelo de universidade publica, autônoma, que esteja, por principio, a serviço da classe trabalhadora e da democratização e difusão do conhecimento; que sirva como instrumento em defesa da preservação do meio ambiente e das extinções das explorações e opressões reproduzidas e mantidas na sociedade capitalista. Entendemos a EDUCAÇÂO como um direito que deve ser garantido pelo estado a toda população.
Acreditamos que a conquista da Universidade que queremos, será fruto das LUTAS unificadas da comunidade acadêmica. É por pensar assim que defendemos prioritariamente o método da ação direta dos estudantes, professor@s e funicionári@s organizados. Defendemos a participação efetiva das três categorias acadêmicas, bem como a igualdade na correlação de forças entre essas, nos espaços institucionais de decisão (Conselhos, departamentos, colegiados).
Queremos uma administração universitária que se posicione de forma contrária as politicas de contingenciamento orçamentário impostas pelo governo Wagner, que aprofundam a situação de precarização das condições de trabalho e estudo das universidades estaduais Baianas. Uma administração comprometida com a defesa do processo democrático e da AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA.
Exigimos uma administração verdadeiramente comprometida com a luta em defesa das reivindicações d@s estudantes, professor@s e funcionári@s, como por exemplo; a efetivação da Lei 11.375/09, que regulamenta o plano de cargos e salários dos servidores investidos na carreira de técnico universitário, analista universitário e do grupo ocupacional técnico específico, criação de uma rubrica específica e periódica para financiar a implementação, gestão e manutenção de um programa de permanência estudantil que assegure residência universitária, posto medico, creche, restaurante universitário nos três turnos, com alimentação de qualidade e a baixo custo e bolsas auxílio, pauta essa que sempre foi tratada com desdém pelas antigas gestões dessa universidade. Queremos algo diferente, uma  universidade verdadeiramente democrática e popular.
Diante do exposto, o COLETIVO MOBILIZA faz o chamado a tod@S @s estudantes, funcionários e professores que defendem uma UESC autônoma, democrática e com melhores condições de estudo e trabalho para no dia 30/11 participarem do processo eleitoral de forma critica e consciente (não esqueçam de levar documentos oficiais com foto).
Por fim, é importante dizer que independente de quem vença esse pleito, o COLETIVO MOBILIZA continuará na LUTA, mantendo sua independência política e financeira, sua seriedade e disposição em atos de resistência em defesa de uma Educação pública e de qualidade.

Há Braços na LUTA!
Mobilize-se Companheir@!

sábado, 26 de novembro de 2011

ELEIÇÕES UESC - O VOTO SERÁ MANUAL COM CÉDULAS!

Ontem após o debate das duas chapas, O Coletivo Mobiliza  entrou com recurso contra o sistema de computador como forma de captação e apuração de votos junto a comissão eleitoral. 
Amparados na Resolução do CONSU 03/2003, as denúncias foram atendidas. O movimento estudantil não pode se calar diante de tamanho ataque ao bom senso e a real democracia. 

"Não nos mande calar Outra VEZ!"

A Comissão Eleitoral, por unanimidade de votos, deferiu o pedido de substituição do sistema eletrônico por sistema manual, com a utilização de cédulas impressas.
O Coletivo Mobiliza deixa posto tambem o repúdio a atual gestão do DCE ( Juventude do PC do B- UJS) que além de não se manifestar com essa forma nefasta de votação, não se preocupou em estabelecer um espaço de debate para a nossa categoria com os candidatos. Os funcionários tiveram, os professores tambem... e os estudantes? Não tem Voz? O estudante quer ter voz!
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC
COMISSÃO ELEITORAL 2011 - RESOLUÇÃO CONSU Nº 02/2011

EDITAL DE JULGAMENTO

Aos 25 (vinte e cinco) dias do mês de novembro de 2011, na Sala de Reuniões da Comissão Eleitoral para eleição dos cargos de Reitor e Vice-reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, à vista dos requerimentos feitos pela CHAPA 2 - RENOVAÇÃO COM MUDANÇA e pelo grupo que se autodenomina "COLETIVO MOBILIZA", no sentido de que seja reconsiderada decisão anterior que indeferiu pedido de substituição de votação eletrônica por votação manual, em atendimento ao contido no artigo 15, § 1º, da Resolução CONSU nº 03/2003, decidiu-se:
Embora as eleições para Reitor e Vice-reitor da UESC vêm, desde o dia 10 de novembro de 2003 (lavrando-se ata às fls. 000014/000015 do livro relativo àquele pleito), ocorrendo pelo sistema informatizado, com a análise de especialistas (inclusive indicados pelas chapas concorrentes) sem uma única sugestão de fragilidade do sistema, sabe-se que a Administração Pública deve se submeter ao princípio da legalidade, e, neste sentido, a previsão é de voto manual, nos termos do artigo15, § 1º, da Resolução CONSU 03/2003.

DECISÃO
Pelas razões expostas, a Comissão Eleitoral, por unanimidade de votos, deferiu o pedido de substituição do sistema eletrônico por sistema manual, com a utilização de cédulas impressas.
Publique-se.

Luiz Antônio dos Santos Bezerra Roseanne Montargil Rocha
PRESIDENTE SECRETÁRIA

Expedito dos Santos Santana
MEMBRO


- Por que da Luta não nos Retiramos!
COLETIVO Mobiliza(Ê!)
 

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

ELEIÇÕES UESC - O VOTO SERÁ SECRETO?

Na porta da torre está rolando uma "simulação da eleição" para reitor. Isso é necessario para testarmos o programa de computador criado para este fim.
Você apresenta sua identidade e comprovante de matricula, tem um fiscal com uma lista com nomes e numero de matricula dos estudantes. Você faz um login com seu nome e numero de matricula. Lá vc vê dois candidatos fictícios (uma mulher chapa 1 e um homem chapa 2 =O), voto nulo e voto branco. Quando você confirma o voto gera um código (que segundo o estágiário é para você anotar e confirmar sua votação). Surgem, então, algumas perguntas: por que desenvolver um programa específico para computar votos que geram códigos dentro de um login com nome e numero de matricula? Esses votos ficarão computados em algum lugar? O voto fica associado ao código, ao nome e número de matricula? E se fica, o voto não deveria ser secreto? Por que não utilizar as formas mais seguras e que garantam o segredo do voto? - Urnas eletrônicas, cédulas de papel... Na lista de conferencia da simulação existem nomes de estudantes destacados com marca texto. Por que isso? são mesmo, muitas perguntas...
E mais... pesquisando a resolução 03/2003 do CONSU - conselho superior da universidade - O voto deve ser manual, com utilização de cedulas coloridas. No caso de ser eletronico a resolução é taxativa: devem ser utilizados os computadores da justiça eleitoral, urnas eletronicas.
Por que a comissao eleitoral mandou preparar uma nova forma de apuração de votos que passa por cima das resoluções do proprio conselho superior da universidade? isso não pode deslegitimar a eleição?